Recicla CDL Timbó acontece nos dias 23 e 24 de junho

Nos dias 23 e 24 de junho, das 9h às 17h, a CDL Timbó estará recebendo resíduos eletrônicos para encaminhar à destinação final ambientalmente correta, promovendo a conscientização ambiental e sustentabilidade. Os itens poderão ser entregues nos fundos do Edifício CDL (haverá um outdoor especificando o local).

A ação, neste ano, acontece em parceria com a Viacredi e a Decosu Tecnológica (empresa de Ascurra especializada em reciclagem, recuperação e reuso de metais em geral). Importante reforçar que, como nas demais edições, não serão aceitos materiais da linha branca (eletrodomésticos e lâmpadas).

Mais de 50 toneladas de resíduos já foram recebidas pela CDL Timbó

O Presidente da CDL Timbó, Sido Gessner Júnior, explica que o Recicla surgiu através de uma iniciativa dos próprios lojistas sendo que, em 2010, o programa foi oficialmente lançado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), sendo aderido por mais de 90 CDLs do estado.

A CDL Timbó participa desde 2011 e, nesse período, já recebeu 56 toneladas de resíduos eletrônicos.

“Realizamos essa ação social uma vez ao ano para proporcionar à comunidade e aos associados que descartem aqueles equipamentos que estragaram, ou entraram em desuso, de forma correta, contribuindo assim de forma significativa com o nosso meio ambiente”, afirma Sido.

Impacto no meio ambiente

Todos os itens recebidos através do Recicla CDL são encaminhados à empresa Decosu que os desmonta, faz a separação (plástico, metal e demais materiais) obtendo, assim, reaproveitamento de grande parte dos itens através da reciclagem.

“É sempre importante reforçar que o descarte incorreto impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários”, alerta Sido.

Participantes vão receber certificado

Assim como em 2022, cada pessoa que contribuir estará recebendo um certificando, comprovando que fez sua parte e colaborou com o meio ambiente.

Sido relembra que, há algum tempo, era comum ver televisores, computadores, rádios, pilhas e tantos outros itens no rio e terrenos baldios. Para ele, é graças a um trabalho intenso de conscientização ambiental, com o qual a CDL Timbó contribui, que as pessoas já têm mais responsabilidade e informação para fazer o descarte correto.

“Nada é “lixo”. Tudo pode ser reaproveitada de alguma forma, uma vez que for descartado corretamente. Contamos com a participação de todos para contribuir com nosso meio ambiente e qualidade de vida”, convida o Presidente.

Materiais que podem ser descartados no Recicla CDL:

Gabinetes/CPU

Mouses

Teclados

Processadores

HD’s

Impressoras

Drives

Celulares

Placas eletrônicas

Monitores

Televisores